Em
Terras de Braga

2025/01/02

‘Viva o Bairro’ apoia 12 projetos de intervenção local no valor de 200 mil euros

Concelho

Decorreu, no passado dia 30 de dezembro, a cerimónia de assinatura dos protocolos da 3.ª edição do Programa “Viva o Bairro”. Esta é uma iniciativa local de habitação criada pela BragaHabit em parceria com o Município de Braga e Associações de Moradores, dinamizada pelo Human Power Hub. 
No âmbito da 3.ª edição, serão financiados doze projetos de melhoria e/ou requalificação propostos por associações de moradores e outras entidades com intervenção local, num valor global de 200 mil euros. 
Recorde-se que nas duas últimas edições, o “Viva o Bairro” apoiou já 20 projetos locais que contribuíram para o reforço da coesão social do território municipal. Com este programa, o Município dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, em função dos seus contextos, privilegiando a intervenção nos domínios da cidadania, educação, emprego, exclusão social, solidariedade comunitária, desporto, saúde e bem-Estar.
Durante a cerimónia, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a relevância do trabalho da BragaHabit e o impacto da empresa municipal na vida da comunidade. “Nos últimos anos, a BragaHabit tem efetuado um trabalho notável, apoiando mais de 2400 famílias anualmente, o que demonstra o impacto positivo da sua intervenção na vida de muitas famílias. Esse trabalho tem sido alavancado para outros patamares com iniciativas com esta”, referiu.
O autarca salientou ainda a importância das associações de moradores enquanto interlocutores diretos com as comunidades. “Estas associações têm o mérito de servirem de interlocutores diretos com as comunidades, impactando positivamente as comunidades onde residem. Foi assim que nasceu o ‘Viva o Bairro’, como uma forma de valorizar o potencial de trabalho das associações de moradores. Hoje temos projetos extraordinários já realizados, com impacto e alcance significativos, e outros com enorme potencial a serem preparados, o que nos deixa orgulhosos e satisfeitos por termos lançado esta iniciativa e pela forma como foi acolhida”, salientou.
Com este programa, o Município dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, em função dos seus contextos, privilegiando a intervenção nos domínios da Cidadania, Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Desporto, Saúde e Bem-Estar.
Nesta cerimónia foi ainda assinado o protocolo com o vencedor da 2ª Edição do Programa De Inovação Social Aberta (ISA) de Braga, no caso o projeto Nómada, da responsabilidade da Cruz Vermelha de Braga, que será apoiado com o valor de 35 mil euros.

 

Fonte/Foto: CM Braga

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Atividade operacional do Comando Territorial de Braga
8/05/2025
Rampa Internacional da Falperra está de regresso a Braga esta sexta-feira
8/05/2025
Bracarenses assinalam Dia Municipal do Voluntariado
7/05/2025
Centro histórico de Braga prepara-se para uma nova viagem no tempo
7/05/2025
SC Braga | Resultados Modalidades | 1 a 4 de maio
6/05/2025
Praça Braga 25 foi palco da iniciativa “Um Dia para Camões”
6/05/2025
SC Braga fecha época com vitória na Trofa
5/05/2025
Programa “Férias da Quinta” está de regresso a Braga
5/05/2025