“É um impacto económico muito interessante para a cidade. Multiplicámos o número de senhas vendidas, tivemos a passar pelo espaço bem mais de 50 mil pessoas. Penso que não há muito a dizer e os números são esclarecedores. Sem dúvida que temos de considerar que esta edição de 2023 do Vinho Verde Fest se pautou por um enorme sucesso”, salientou Daniel Vilaça, Presidente da AEB.
Os números que se registaram nos três dias de Vinho Verde Fest 2023 não se ficaram pelo espaço que acolheu o evento. “Apontamos para um impacto económico superior aos 250 mil euros. É muito para um certame. E estou a falar de impacto direto aqui no evento, porque se formos a pensar em todo o impacto indireto do mesmo, toda a restauração e comércio aqui à volta acabaram por tirar partido desta afluência brutal que tivemos”, acrescentou Daniel Vilaça.
A 10.ª edição juntou o vinho verde da região à gastronomia de rua. Ao total, o Vinho Verde Fest’23 contou com a participação de 31 expositores de vinho verde e 12 stands de street food.
Confira os produtores presentes na lista abaixo:
– Barcos Wines – Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
– CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado, CRL.,
– Escola Profissional de Ponte de Lima
– Escola Profissional Agrícola Engº Silva Nunes, Molares – Celorico de Basto
– Município da Póvoa de Lanhoso
– Município convidado: Município S.João da Pesqueira
Confira os espaços de street food presentes na lista abaixo:
– Domus Pizza
– Camponês
– Almerinda Gomas
Para além da gastronomia, o evento apresentou um diversificado programa de animação com showcookings, provas de vinhos, conversas e muita música. Estes programas contaram com uma grande afluência, promovendo momentos de muita animação e convívio.
Nesta 10.º edição, o Vinho Verde Fest – Braga contou também com as seguintes parcerias:
De destacar que o Vinho Verde Fest Braga é considerado um dos principais eventos de ativação de marca dos vinhos verdes junto dos consumidores. Ao longo das suas edições tem ajudado a divulgar novos produtos e sabores dos vinhos verdes da região do Minho, afirmando a importância desta categoria de vinho no âmbito nacional e internacional.
(In Associação Empresarial de Braga)