O Município de Braga esteve presente nos XII Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT / International Workshop on Religious Tourism), em Fátima, que decorreu nos dias 6 e 7 de março.
Este evento de cariz profissional tem como objetivo contribuir para a dinamização do sector empresarial do Turismo Religioso, produto estratégico para o nosso território, tendo atraído empresas e profissionais do sector, em particular operadores turísticos do mundo inteiro especializados em outgoing de Turismo Religioso (Buyers) e operadores turísticos nacionais e estrangeiros que desenvolvem atividade neste domínio e especializados em incoming (Suppliers), nomeadamente empresários do sector do alojamento, restauração, transporte, animação turística e outros serviços associados à cadeia de valor.
Tendo contado com a presença de 130 suppliers e 122 buyers internacionais, representantes de 48 países, este foi o local privilegiado para a promoção do nosso vasto património religioso edificado, bem como, do património imaterial, no qual se distingue a Semana Santa, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Vereadora da Educação na Feira de Ciência Hands-on Science Network
A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, foi membro do Júri e acompanhou a 13ª edição da Feira de Ciência Hands-on Science Network (HSCI), um evento de referência na promoção do espírito científico e da investigação, aberto a alunos de todas as faixas etárias.
Organizada em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio e a Associação Internacional Hands-on Science Network (HSCI), esta iniciativa visa proporcionar uma experiência educativa enriquecedora, incentivando a exploração do conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
“As STEAM têm um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade, a inclusão e diversidade, os alunos aprendem a trabalhar com desafios complexos, colaborando uns com os outros, aplicando o conhecimento adquirido para chegar a soluções inovadoras e eficazes. É algo muito relevante para o percurso acadêmico e profissional dos alunos, são ferramentas valiosas para utilizarem ao longo da vida.”, afirmou Carla Sepúlveda.
A Feira está aberta a todos os alunos, desde o pré-escolar até ao ensino universitário, contando com projetos científicos em diversas áreas, com especial destaque para as STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Uma oportunidade única de explorar a ciência de forma prática e inspiradora, os visitantes terão a oportunidade de explorar experiências interativas, participar em atividades pedagógicas e testemunhar a criatividade e o rigor científico dos participantes.
Fonte/Foto: CM Braga