Em
Terras de Braga

2022/11/14

Universidade do Minho com mais de 2000 participantes na START POINT Summit

Concelho

A 14ª edição da START POINT Summit regressou à Universidade do Minho durante os meses de outubro e novembro, reunindo mais de 2000 participantes. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) é a responsável por organizar a “maior feira de emprego, empreendedorismo e formação”.

Duarte Lopes, presidente da AAUMinho, explicou que a atividade “baseia-se naquilo que é um princípio base da forma de estar da Associação Académica: fazer parte da solução, identificando um problema que é a emancipação dos jovens e, portanto, procurando facilitar a transição dos estudantes de uma vida mais académica para o mercado profissional”. Desta forma, reforçou que a AAUMinho “está verdadeiramente presente desde o primeiro momento em que os estudantes entram na Universidade do Minho até ao último, em que saem e transitam para o mercado de trabalho”.

 

A mostra empresarial teve lugar nos dias 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Desportivo de Gualtar. Segundo Rita Fernandes, vice-presidente do departamento Desenvolvimento de Carreiras da AAUMinho, o evento reuniu mais de 90 organizações, entre elas a Continental, MC Sonae, Codepoint. e Accenture. “Procuramos ao máximo ter representadas todas as áreas de estudo da Universidade do Minho”, afirmou a responsável. Este ano, a atividade contou ainda com a presença da Mega Hits e da Rádio Universitária do Minho, de maneira “a colmatar uma das áreas de maior dificuldade, as Ciências da Comunicação”.

Simultaneamente à mostra empresarial, decorreram duas talks “Should I Stay or Should I Go? – Emprego Jovem” e “(Behind the Scenes) Da Ideia ao Negócio”, Speed Interviews e Mentoring Point. As atividades voltaram-se para as vertentes da empregabilidade e empreendedorismo e para momentos de mentoria e feedback de profissionais da área dos Recursos Humanos.

Paralelamente, teve lugar a Feira do Voluntariado, pela primeira vez na mostra empresarial. Segundo Duarte Lopes, o objetivo foi “criar uma vertente diferente, que passa não só pelo emprego profissionalizado, mas também por várias oportunidades de voluntariado”. “Para proporcionar aos nossos estudantes uma forma de serem cidadãos mais ativos, devem procurar ofertas de emprego profissionalizantes ou criar o seu próprio caminho através do empreendedorismo, mas onde estas iniciativas de voluntariado também têm o seu relevo”, concluiu.

Pelo segundo ano consecutivo, ao longo dos dois dias, a iniciativa foi acompanhada por uma aplicação, denominada “START POINT”. Além de conter um mapa do evento interativo e de facilitar o networking empresarial entre os participantes e as organizações presentes, a aplicação tinha um jogo associado, que “permitiu aos participantes acumularem pontos e, no final, ganharem prémios, consoante a sua posição”, declarou Rita Fernandes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Indivíduo procurado por Espanha por pornografia de menores detido em Braga
21/08/2025
Transportes TUB leva-o para a Noite Branca Braga 25
21/08/2025
TEDx BRAGA 2025 está de regresso a 26 de setembro
20/08/2025
Duas arsenalistas na Seleção Nacional Sub-17
20/08/2025
Praia do Cavadinho recebe galardão de Praia Fluvial Revelação da Região Norte 2025
19/08/2025
Cabo-verdiana Beatriz Santos reforça plantel de voleibol do SC Braga
19/08/2025
Gverreiros triunfam em Alverca por três bolas a zero
18/08/2025
Braga promove projeto inovador para serviços públicos a quem mais precisa
18/08/2025