A Câmara Municipal de Braga aprovou, esta segunda-feira, um voto de solidariedade com a população afetada pelo terramoto ocorrido a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, na Turquia. Avançou ainda com um protocolo de geminação com a cidade.
O voto foi apresentado pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, e aprovado por unanimidade. Já quanto ao protocolo de geminação, os vereadores do PS e CDU propuseram retirar o parágrafo que refere que Braga e Gaziantep partilham dos mesmos valores sociais, culturais e políticos. “Não temos essa afinidade cultural”, afirmou o vereador socialista, Artur Feio.
A proposta sublinha que Gaziantep tem cerca de dois milhões de habitantes, além de ser uma das cidades mais antigas do mundo e de se tratar de um “importante centro cultural e económico”.
O terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter já provocou cerca de 1 500 mortos e destruiu centenas de edifícios, de acordo com os balanços provisórios citados pela Associated Press. Segundo fontes oficiais dos dois países, centenas de pessoas estão ainda sob os escombros, o que significa que o número de vítimas mortais pode vir a aumentar.
Informações oficiais relatam o colapso de edifícios nas cidades sírias de Alepo e Hama e em Diyarbakir, na Turquia, a mais de 300 quilómetros do epicentro. Mais de 900 edifícios ficaram destruídos nas províncias turca de Gaziantep e Kahramanmaras, de acordo com fontes governamentais.