Em
Terras de Braga

2023/07/31

Seis Recordes nos Campeonatos de Portugal realizados em Braga

Desporto

Grande primeira jornada no passado sábado, 29 de julho, de atletismo nos Campeonatos de Portugal, com queda de seis recordes dos Campeonatos, um recorde nacional de sub-23 e três melhores marcas nacionais do ano.

Esta competição decorreu em Braga, no mítico Estádio 1º de Maio, com organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga.

Entre todos os campeões de Portugal, destaque para o recorde dos Campeonatos conseguido pela discóbula Liliana Cá (Sporting), que chegou aos 63,16 metros, num concurso em que as três melhores do ano (Cá, Irina Rodrigues e Ivanilda Lopes) subiram aos três lugares do pódio. Este foi o melhor resultado dos Campeonatos, superando os velocistas Lorene Bazolo e André Prazeres. Nesta prova, destaque para a cubana Denia Caballero, ao serviço do Torreense, que lançou, como extra, a 62,22 metros.

A velocidade esteve em destaque. Especialmente Lorene Bazolo, que do alto do seu mais valioso palmarés obteve o seu oitavo título consecutivo de campeã de Portugal nos 100 metros. E a recordista de Portugal, ao serviço do Sporting cortou a meta em 11,23 segundos, a sua melhor marca do ano e recorde dos Campeonatos. Aliás, a sportinguista já tinha feito exatamente a mesma marca nas meias-finais. Atrás dela chegou Arialis Martinez (Benfica) e Rosalina Santos.

Em masculinos, também foi emocionante a final do hectómetro! Com uma excelente partida, André Prazeres fez a sua melhor corrida de sempre, terminando em 10,17 segundos, um recorde pessoal e dos Campeonatos, para além de ser a melhor marca do ano. O benfiquista, com este resultado, sobe ao sexto lugar na lista dos melhores de sempre!

Carlos Nascimento (Sporting), campeão nos dois anos anteriores, foi agora segundo classificado com a sua melhor marca do ano e Delvis Santos (Benfica), conseguiu um recorde pessoal, que o lança para 10º português de sempre.

Também o quatrocentista Omar Elkhatib (Sporting) obteve um recorde dos Campeonatos, obtendo o seu primeiro título com a marca de 45,71 segundos, também recorde nacional sub-23. Contudo, o vencedor da prova (embora extra, foi o nigeriano Emmanuel Bamidele, do Benfica, que cortou a meta em 45,59 segundos.

Outro recorde dos Campeonatos, também com valia internacional, surgiu no lançamento do dardo, por Leandro Ramos (Benfica), com 78,42 metros, obtendo o seu quarto título consecutivo, à frente de Tiago Aperta (Póvoa de Varzim), também ele acima de 70 metros.

Entre as mais campeãs, destaque para Anabela Neto (Sporting), que obteve o seu 10º título, à frente de Ana Leite (Jardim da Serra), que bateu o seu recorde pessoal; Cátia Azevedo (Sporting) que não conheceu oposição à sua altura para a impedir de obter o seu nono título.

Nos mais campeões, claro que João Vieira (Sporting) continua a fazer história. Aos 47 anos conquistou o seu 22º título de campeão de Portugal, em pista ao ar livre, derrotando Rui Coelho (Benfica) que fez a sua melhor marca da época.

Neste setor, dos mais campeões, para os triunfos, destacados, de Isaac Nader (Benfica), nos 1500 metros, o seu quarto título consecutivo, à frente dos seus colegas de equipa José Carlos Pinto e Miguel Moreira; e Etson Barros (Benfica), nos 3000 metros obstáculos, que vence há três anos consecutivos.

Também Tsanko Arnaudov (individual) “puxou pelos galões” e obteve o seu oitavo título nacional, com a sua melhor marca da temporada, e a melhor marca masculina desta edição dos campeonatos, derrotando Francisco Belo (Benfica). No salto com vara, a última prova a decorrer no final do dia, João Pedro Buaró conquistou o seu segundo título nacional, com a marca de 5,50 metros, o segundo maior salto nos Campeonatos de Portugal depois do salto recorde (5,67 m) de Diogo Ferreira em 2014.

Nos 1500 metros, Salomé Afonso (Sporting), campeã em 2019 e 2020 reconquistou o título perdido nos dois anos seguintes, cortando a meta em 4m11s60’, à frente da sub-23 Camila Gomes (Benfica).

Nas estreantes nos títulos, destaque para Mariana Pestana (GD Estreito), que sucede a Vânia Silva (campeã nos últimos 21 anos!), no lançamento do martelo, com a marca de 65,37 metros, a 50 centímetros do recorde dos Campeonatos, derrotando a sua colega de equipa e de treino, Ângela Silva, que bateu o seu recorde pessoal; para Laura Taborda (Sporting), n os 3 000 metros obstáculos, impedindo o oitavo triunfo de Joana Soares (Jardim da Serra); para Ana Rita Silva (Maia), no salto em comprimento, prova em que a santomense do Benfica, Agate Sousa, saltou 6,62 metros.

Também no comprimento, mas em masculinos, estreia de Gerson Baldé (Benfica), com um salto vencedor a 7,90 metros, a melhor marca, sem ajuda do vento, desde 2007, ano em que Nelson Évora venceu com um salto de 8,00 metros! É um recorde pessoal do atleta e a melhor marca do ano no salto em comprimento. Ainda subiram ao pódio Pedro Pires, do Grecas, e Simão Alexandre, do Benfica.

Estreia também de Vitória Oliveira (Individual) nos 10 000 metros marcha, com a melhor marca nacional do ano, numa prova em que impediu Ana Cabecinha (CO Pechão) de obter o seu 13º título.

Nas estafetas, em femininos, o Sporting foi o vencedor, um clube que fechou assim uma jornada conquistando sete títulos individuais dos dez disponíveis. Em masculinos, na estafeta triunfou o Maia. O Benfica conquistou seis títulos individuais.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aprender a Ciclar regressa este sábado frente à Praça do Mercado Municipal
17/04/2025
Procissão da “Burrinha” encheu as ruas do centro histórico de Braga
17/04/2025
‘Escola Amiga dos Animais’ chegou a 2500 crianças e jovens do Concelho
16/04/2025
Indivíduo de 68 anos detido por violência doméstica
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Bracarenses celebram a Liberdade com programação cultural e participativa
15/04/2025
Hortas Comunitárias inauguradas na freguesia de São José de São Lázaro
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025