Em
Terras de Braga

2025/05/28

Museu dos Biscainhos reabre ao público valorizando o esplendor da arquitetura

Concelho

O Museu dos Biscainhos reabre as suas portas ao público no dia 31 de maio após uma profunda empreitada de intervenção, no âmbito do PRR, que incluiu a conservação e restauro do edifício e a implementação de um novo programa museológico que valoriza e potencia a arquitetura, as artes decorativas e as coleções do museu.
Nesta nova abordagem, é valorizada a sua dimensão de Palácio, assumindo-o como eixo central da narrativa. Preservando testemunhos expressivos de diferentes períodos que revelam uma notável riqueza artística – do século XVII ao XIX –, o percurso proposto articula-se entre a morfologia arquitetónica e os temas ornamentais, permitindo ainda uma integração coerente com o vasto e valioso espólio de Coleções de Arte e de Artes Decorativas do museu.
As recentes transformações no Museu dos Biscainhos, que incidiram tanto no interior como exterior, pretendem tornar o espaço mais inclusivo, sustentável e acessível, assim como fortalecer os laços com a comunidade abrindo-se a uma leitura mais contemporânea. A nova museografia destaca-se pela apresentação de coleções de Arte, Artes Decorativas, Instrumentos Musicais e Meios de Transporte, entre outras preciosidades. Marca, assim, uma nova fase de acesso à cultura, património e história com um programa de mediação cultural e ambiental que irá desafiar todos os públicos. 
No notável Jardim do Palácio dos Biscainhos foram desenvolvidas várias campanhas que visam a recuperação e restauro da Arquitetura e Escultura Setecentista, onde se destaca o restauro da Fonte do Terreiro; a estrutura do Jardim Formal com incidência nos Portais Ocidental e Oriental, mirantes, ângulos, esculturas e 5 fontes com hastas escultóricas, e uma intervenção num dos mais raros pavilhões de expressão Rocaille existentes em Portugal. Os trabalhos de conservação e restauro do jardim estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que esteja pronto para fruição pública em breve.
As intervenções no edifício e no Jardim foram realizadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, executado pelo Património Cultural, I.P. e pela Câmara Municipal de Braga, com acompanhamento da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., num investimento global de aproximadamente 1 milhão de euros. 


Fonte/Foto: CM Braga
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Braga não precisa de ruído, precisa de soluções úteis e executáveis”
2/02/2026
Gverreiros do Basquetebol derrotados no Barreiro
2/02/2026
Cidadã estrangeira detida por burla com falsos fundos de investimento
30/01/2026
Carlos Vicens destaca "a excelente temporada europeia do Clube”
30/01/2026
Festival Internacional de Órgão de Braga com 35 eventos ao longo do ano
29/01/2026
SC Braga defronta esta quinta-feira o Go Ahead Eagles
29/01/2026
Tiago Brito no triunfo de Portugal no Euro de Futsal
28/01/2026
Projeto ‘Ambiente Solidário’ recolhe 356 kg de bens alimentares
28/01/2026