A Câmara Municipal de Braga vai reforçar a verba alocada ao programa “Braga +Saúde” que consiste na oferta de medicamentos a cidadãos com necessidades socioeconómicas. A medida será votada na próxima Segunda-feira, 13 de Maio, na Reunião do Executivo. A proposta prevê um reforço de 50 mil euros, passando a ser alocada a esta resposta municipal um orçamento total de 75 mil euros.
O programa “Braga + Saúde” - promovido pelo Município de Braga em parceria com a Associação Dignitude – Instituição Particular de Solidariedade Social, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Farmácias de Portugal – visa a oferta de medicação a munícipes com carências económicas.
O reforço orçamental justifica-se pelo actual cenário socioeconómico e pela procura crescente perante esta resposta municipal que conta já com mais de 800 beneficiários, tendo já sido esgotado a verba de 25.000,00€ inicialmente alocada ao programa “Braga + Saúde”.
O Município de Braga, consciente da sua missão, e no âmbito das suas competências em matéria de acção social e saúde, tem assegurado medidas de apoio à melhoria das condições gerais de vida e de igualdade de acesso em saúde, como foi o caso do Programa Abem – Rede Solidária de Medicamento, iniciado em 2021, programa este que evoluiu em 2023 para o programa “Braga + Saúde”.
O Executivo Municipal de Braga analisará também a proposta de ratificação dos contratos-programa assinados entre o Município de Braga e a Administração Regional de Saúde do Norte, que prevê a intervenção nas Unidades de Saúde no âmbito do PRR, no âmbito da descentralização de competências. As propostas em análise referem-se à construção da Unidade de Saúde de Esporões e na requalificação da Unidade de Saúde Paulo Orósio.
O contrato-programa relativo à construção da nova Unidade de Saúde de Esporões, num terreno situado na Rua das Camélias, estabelece como investimento total o valor de 1 Milhão de euros, enquanto a requalificação da Unidade de Saúde Paulo Orósio estabelece um investimento de 1.6 Milhões de euros.
A concretização destes investimentos está dependente da aprovação do respectivo financiamento pelo PRR, cujas candidaturas serão submetidas pelo Município de Braga.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte a proposta de adesão à COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação e a proposta de organização conjunta dos XV Jogos do Eixo Atlântico pelos Municípios de Braga e de Vila Nova de Famalicão.