No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2025, e sob o lema “Mobilidade para Todos”, o Município de Braga promoveu a ação de sensibilização “São só 5 minutos”, com o objetivo de alertar os condutores para as consequências dos comportamentos indevidos na utilização do espaço público.
A iniciativa consistiu numa sessão fotográfica que colocou os condutores “no lugar das pessoas com mobilidade reduzida”, mostrando de forma direta como um simples estacionamento indevido, muitas vezes justificado pela frase “são só cinco minutos”, pode impedir o acesso e a circulação de quem mais precisa de condições seguras e inclusivas.
Na rua D. Paio Mendes, junto ao Campo das Carvalheiras, foram dispostas cadeiras de rodas, andarilhos, muletas, bengalas, malas e carrinhos de bebé, numa representação simbólica das pessoas cuja mobilidade é diariamente condicionada pelo estacionamento indevido e pela ocupação abusiva do espaço público. Esta instalação dá-lhes voz — de forma silenciosa, mas poderosa — convidando à empatia e à reflexão sobre as barreiras visíveis e invisíveis, que ainda persistem nas nossas ruas.
Com esta ação, o Município pretende promover uma reflexão coletiva sobre o direito à mobilidade e à acessibilidade universal, reforçando a importância de uma cidade construída para Todos, onde cada gesto de respeito pelo espaço público contribui para uma comunidade mais segura, solidária e inclusiva.
Esta iniciativa enquadra-se igualmente na estratégia Municipal para a promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva, em conformidade com os objetivos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Braga, que define como prioridade o reforço da segurança, da acessibilidade e da equidade no uso do espaço público, bem como, das premissas da Rede Europeia Horizon - Just Streets, da qual o Município de Braga faz parte.
Fonte/Foto: CM Braga