Considerando que os apoios financeiros a entidades para a dinamização cultural são essenciais para a promoção da diversidade cultural, o fortalecimento do sector, a democratização do acesso à cultura e o enriquecimento da vida cultural e artística da comunidade e dando continuidade às sinergias construídas nos últimos anos, o Município de Braga vai celebrar parcerias institucionais com duas entidades do concelho.
A proposta será analisada na próxima reunião de Executivo Municipal, que terá lugar esta segunda-feira, 8 de julho, no auditório da Junta de Freguesia da Sé, na Rua Afonso Henriques n.º 1, em Braga.
À Companhia de Teatro de Braga será atribuído o valor financeiro de 336 mil euros, destinado a apoiar ao seu projeto cultural no domínio da criação artística na área do teatro, programação, novas criações e co-criações, circulação nacional de projetos artísticos e internacionalização dos seus projetos de criação, edição de textos, vídeos e documentários e formação de públicos através do projeto BragaCult. Realização dos projetos e iniciativas associadas ao plano anual de atividades, garantindo a sua programação, produção e organização.
À Associação Gaivotas d´Outono será atribuído o valor financeiro de 1.500 euros, para a realização do evento “I Festival de Folclore”, garantindo a sua programação, produção e organização.
Atribuição de toponímia nas freguesias de São Vicente, Tadim e Gualtar
Na reunião do Executivo Municipal serão ainda analisadas um conjunto de propostas para a atribuição de toponímia nas freguesias de São Vicente, Tadim e Gualtar.
Em São Vicente propõe-se a atribuição de topónimo a uma artéria, situada no Lugar da Torre, Quinta das Andorinhas, de Rua Cónego Doutor José Marques, com início na Rua Doutor Manuel Braga da Cruz e fim na Rua Nossa Senhora do Monte.
Na freguesia de Tadim será analisada a proposta de alteração de designação toponímica para uma artéria situada no Lugar da Agra de Cima de Rua Doutor Domingos Braga da Cruz para Avenida Doutor Domingos Braga da Cruz, com início na Rua 25 de Abril e fim na Rua Luís de Camões.
Por fim, no que diz respeito à freguesia de Gualtar será submetida à consideração do Executivo Municipal a atribuição de topónimo de Rua Doutora Maria Antónia Barbosa, na artéria com início na Rua do Monte de Baixo e fim no Entroncamento da Rua do Bairro das Sete Fontes com a Rua Padre Casimiro (Bairro das Sete Fontes). Será atribuído o prolongamento de topónimo de Rua da Igreja Velha, à artéria com início na Rua de São Brás e fim no limite da freguesia com Adaúfe. E será ainda atribuído o topónimo de Rua das Caixas de Água à artéria com início no Entroncamento da Rua Maria Delfina Gomes com a Rua Ana Luísa Pinto e fim no Cruzamento da Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira com a Alameda Engenheiro Alberto Amorim e a Rua do Bairro do Sol (Rotunda).
O Executivo Municipal irá ainda analisar uma proposta para a aceitação da doação de bens e utensílios ofertados pela Leroy Merlim Braga ao Município através da Quinta Pedagógica – Centro de Formação e Experimentação Ambiental.
Entre os bens oferecidos estão, por exemplo, uma bomba arejadora; bomba de rega; bomba de água suja; serra elétrica de madeira; rebarbadora + carregador de bateria; robots de limpeza de piscinas; abrigos de resina e abrigo de lenha para jardim, no valor total de 4.415 euros.