Em
Terras de Braga

2023/04/03

Multidão assistiu com emoção à Procissão dos Passos em Braga

Concelho

A cidade de Braga voltou a reviver com fé a Procissão dos Passos, que decorreu na tarde de domingo.

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a procissão atraiu uma multidão que assistiu com emoção às solenidades.

O cortejo religioso teve início na Igreja de São Paulo, onde saiu a imagem do Senhor dos Passos, em direção à Igreja de Santa Cruz.

O ponto alto realizou-se no Largo Carlos Amarante, frente à Igreja de Santa Cruz, com o Sermão e o Encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos. Após o Encontro, ocorreu um momento musical dirigido pelo Maestro António Vilas Boas, seguindo-se a procissão com a introdução da imagem de Nossa Senhora das Dores.

Centenas de figurantes, andores, entidades civis, militares e grupos deram cor e embelezaram esta procissão, retratando a Paixão de Cristo que foi vivida há mais de dois mil anos.

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a Procissão dos Passos percorreu as principais ruas do centro de Braga com o itinerário dos oito calvários.

De acordo com Fernando Rodrigues, provedor da Irmandade de Santa Cruz, a Procissão do Senhor dos Passos “traz uma vivência cultural e religiosa à cidade” e dá o arranque à Semana Santa de Braga.

“É uma festa de Braga, para Braga e para o mundo. Além da sua componente religiosa, esta festa assume-se como um ex-libris turístico, cultural e económico pela sua qualidade, atraindo inúmeros visitantes. A Procissão do Senhor dos Passos mistura o religioso e o profano de uma forma harmoniosa. Sempre primamos pela diferença e qualidade, levando aos cristãos, turistas e à comunidade bracarense, uma vivência cultural e religiosa”, disse.

O destaque da edição da Semana Santa de Braga deste ano vai para a Procissão da Burrinha que celebra 25 anos e tem preparada novidades com um novo guarda-roupa, cartazes, músicas e uma nova arca da aliança.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Indivíduo em prisão preventiva pelo crime de roubo na cidade
12/12/2025
Braga tem novo Centro de Acolhimento de Emergência a vítimas de violência doméstica
12/12/2025
Carlos Vicens: “Temos de entrar competitivos e com muita ambição”
11/12/2025
Descentrar regressa à freguesia de Tadim este sábado
11/12/2025
EREMITAS SÃO PERMITIDOS?
10/12/2025
Iniciativa “Natal Natural” juntou 63 participantes no Mercado Municipal
10/12/2025
SC Braga com quatro jogadores nos Sub-17 de Portugal
10/12/2025
Autarca de Braga baixa IMI e devolve mais rendimento às famílias
9/12/2025