Foi apresentado no dia 27 de fevereiro, o programa de comemorações da Semana Santa de Braga, um dos momentos maiores da vida da cidade que atrai milhares de visitantes todos os anos.
De 13 a 20 de abril, Braga receber um vasto conjunto de atividades culturais que irã envolver toda a comunidade e que, como é habitual, terão como destaque as seculares procissões dos Passos e do Senhor Ecce Homo, completadas nas últimas décadas pela Procissão do Enterro do Senhor e pela renovada Procissão da Burrinha.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a ´evolução extraordinária´ da Semana Santa de Braga nos últimos anos, atualmente reconhecida como Património Cultural Imaterial de Portugal e inserida em várias redes internacionais de colaboração.
“É de realçar a crescente qualificação profissional da organização em diversos aspetos e a programação cada vez mais rica em todas as suas dimensões, proporcionando uma experiência memorável a quem visita a cidade e participa neste programa de comemorações”, afirmou, adiantando que a criação do Centro Interpretativo da Semana Santa de Braga, previsto para a Torre Medieval, permitirá ´tornar mais perene´ a ligação entre a cidade e a Semana Santa.
Um dos destaques da programação deste ano será a exposição ´A obra Gráfica de José Veiga na Semana Santa de Braga – observação e Reinterpretação”, que estará patente no Palácio do Raio entre 4 de abril e 3 de maio. A iniciativa visa assinalar o centenário do nascimento deste ilustre artista Bracarense.
Em parceria com a Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, será realizada a iniciativa ´Da Páscoa ao Pentecostes´, com passagem pelas sete igrejas (Catedral de Braga, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Pópulo e Conceição - Instituto Monsenhor Airosa) que fazem parte do devocionário de sexta-feira santa. Ainda no âmbito da Braga 25 será apresentado o livro ilustrado infantojuvenil ´A Semana Santa de Braga´, com ilustração de Zita Pinto.
Outro destaque será a inauguração de uma estátua de homenagem à Procissão da Burrinha, marcada para dia 12 de abril na Igreja de São Victor.
Como sublinhou Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, estima-se que o evento possa representar um retorno de 14 milhões de euros para a economia local, dependendo essa estimativa das condições atmosféricas.
As ações da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga são organizadas pela Comissão instituída pelo Cabido da Sé de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Câmara Municipal de Braga, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Associação Empresarial de Braga e pela Paróquia e Junta de São Victor.
Fonte/Foto: CM Braga