Braga vai voltar a ser o epicentro do automobilismo nacional e internacional, com a mítica Rampa Falperra.
A 43ª edição da prova rainha do europeu da categoria decorre de 17 a 19 de Maio, onde marcarão presença os melhores pilotos do campeonato nacional e europeu de montanha, numa edição que promete trazer à Cidade mais de 150 mil aficionados do desporto automóvel.
Com uma “organização de excelência”, a prova apresenta um “plantel de luxo” com 140 pilotos inscritos, num evento envolve mais de 360 colaboradores e voluntários. Este ano, a sustentabilidade é a “forte aposta” da organização, com especial o foco nas questões ambientais.
“A Rampa da Falperra é um dos grandes momentos da vida da nossa Cidade e é muito mais que um evento desportivo. É um evento icónico e marcante, que atrai milhares de aficionados do desporto motorizado para assistirem de perto a uma das mais emblemáticas provas do automobilismo internacional e que gera um retorno financeiro de largos milhões de euros para o nosso tecido comercial, nomeadamente para ao sector da restauração e da hotelaria”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da prova que decorreu esta Segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nesta edição, será utilizada uma frota de veículos eléctricos por parte da organização do evento e será utilizada a comunicação digital. A distribuição de água aos pilotos e equipas, deixa de ser feita em garrafas de plástico, passando a ser utilizados depósitos próprios e em copos biodegradáveis, numa acção promovida em parceria com a AGERE. Na época de plantio, e para compensar as emissões de carbono, está prevista a plantação de mais de 600 árvores.