Em
Terras de Braga

2024/02/19

Instituto Confúcio UMinho assinalou Ano Novo Chinês em Braga

Concelho

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, realizou, no passado domingo, no Espaço Vita, o Concerto Comemorativo de Ano Novo Chinês 2024 - Ano do Dragão.  Apresentado pela Orquestra Filarmónica de Braga, este momento cultural decorreu no âmbito do projeto de ensino de mandarim que advém de uma parceria entre o Município e o Instituto Confúcio da Universidade do Minho. Este projeto está a ser implementado desde 2016 com recurso a aulas e dinamização de diversas atividades relacionadas com a Língua e a Cultura chinesas, visando promover a aprendizagem de uma das línguas mais faladas à escala mundial.

A vereadora da Educação assistiu ao concerto e enfatizou Braga como uma cidade assente nos princípios da diversidade. “Este concerto é uma forma de envolver a comunidade Bracarense na cultura de um país que parece tão distante, mas que está tão próximo.

 A comunidade chinesa tem uma presença acentuada em Portugal e, todos ao anos, chega à Universidade do Minho um número substancial de alunos chineses que escolhem Braga para Cidade de acolhimento durante o tempo em que se dedicam a aprender a língua portuguesa”, referiu Carla Sepúlveda, considerando que comemorar a efeméride do ano novo chinês “é uma forma singela de lembrar um momento tão significativo para a comunidade chinesa, mas também de proporcionar à comunidade Bracarense um serão onde podemos estar em contacto com o melhor que o mundo tem para nos oferecer, nomeadamente a diferença cultural e tradições”.

Como explicou a vereadora, a partir do projeto de ensino de mandarim na escola o Município promove a inclusão e integração. “Somos cada vez mais cidadãos e cidadãs do mundo. Como tal, consideramos fundamental o acolhimento de culturas que nos são próximas e estão, de alguma forma, presentes no nosso quotidiano. De salientar que o Instituto Confúcio da Universidade do Minho tem desenvolvido um importante trabalho no ensino de mandarim a alunos portugueses e estrangeiros, dando oportunidade a que estes possam integrar o mercado de trabalho internacional com maior margem de atuação”, concluiu Carla Sepúlveda.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ULS Braga presente na apresentação da Identidade Visual do “Braga Metro Bus”
30/07/2025
Parque da Fonte é palco de folclore e etnografia bracarenses
30/07/2025
A DITADURA DOS ALGORITMOS E O REGRESSO À LEITURA
29/07/2025
Margarida Maia reforça compromisso com o SC Braga Voleibol
29/07/2025
Apoio ao Estaleiro da Residência Universitária Confiança condiciona trânsito
29/07/2025
Luís Caravana conquista ouro nos Jogos Paralímpicos Europeus na Turquia
28/07/2025
Festival ESTEOESTE está de regresso ao Parque da Ponte
28/07/2025
Braga tem candidatura aprovada para promover a mobilidade ativa
25/07/2025