O distrito de Braga teve, desde o início da tarde de sábado, dois incêndios florestais ativos que mobilizam 98 operacionais, 25 viaturas e três meios aéreos, segundo informação na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
Contactada pela Lusa, cerca das 17h45, fonte do Comando Sub-Regional do Ave, com sede em Fafe, adiantou que o incêndio tem dois flancos, um deles já dominado.
Além disso, a fonte acrescentou que apesar de haver habitações nas imediações do fogo, as mesmas não estão em perigo.
Outro dos incêndios lavra em Vila Verde, na freguesia de Cervães, e mobiliza 60 operacionais, 15 viaturas e um meio aéreo.
Ativo desde as 14h36, o fogo está a consumir uma zona de mato, segundo a Proteção Civil.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do Norte e Centro e uma pequena descida da temperatura máxima, exceto no Algarve, onde esta deve subir.
Está igualmente previsto céu pouco nublado, com mais nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, e vento mais intenso na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro.