A iniciativa, cujo ponto de encontro está marcado para a Praça Municipal, é organizada pelo Município de Braga em parceria com a Universidade do Minho. O objetivo é promover o conhecimento do património Bracarense.
A Cidade de Braga, detentora de uma longa e interrupta ocupação, desde o período romano até à atualidade, mas também de bons recursos hídricos e abundante vegetação, conheceu a construção de várias aquiteturas e espaços relacionados com a água. Atualmente, no seu centro histórico, persiste ainda um vasto e rico património composto por fontes, fontanários e poços construídos em diferentes momentos históricos da cidade.
Esta atividade pretende, precisamente, através de uma visita guiada ao centro histórico revisitar alguns deles e contar um pouco da sua história
A participação na iniciativa é de entrada livre, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.
O Itinerarium divide-se em 4 eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense.
Refira-se que o projeto conta com a curadoria científica da Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.