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Terras de Braga

2024/05/13

Freguesia de Padim da Graça abre Espaço Cidadão

Freguesias

O presidente da Câmara Municipal de Braga inaugurou esta Segunda-feira, 13 de Maio, o Espaço Cidadão de Padim da Graça, instalado na Junta de Freguesia. Com a abertura de mais este espaço, o Município de Braga cumpre o objectivo de facilitar o acesso da população a um vasto leque de serviços da administração local e central.

Na cerimónia, realizada no final da Reunião do Executivo Municipal, Ricardo Rio salientou que a Autarquia tem procurado aproximar os serviços públicos dos cidadãos. “Este é já o 13.º Espaço Cidadão. Tivemos um primeiro protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa para instalar seis espaços em zonas periféricas do Concelho e, a partir daí, temos vindo a alargar esta rede e os serviços prestados”, referiu.

Destacando a importância que estes serviços representam para os territórios, Ricardo Rio acrescentou que o Espaço Cidadão é uma “medida socialmente relevante, já que vem criar condições para que as próprias Juntas de Freguesia ganhem outra capacidade de intervenção e diálogo”.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público. Estes Espaços resultam da adesão do Município ao projecto nacional de criação de uma rede de Espaços Cidadão, no âmbito do Programa Aproximar, formalizada mediante um protocolo assinado entre o Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Nestes balcões de atendimento pode, por exemplo, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

 

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