Depois de ter proporcionado uma tarde repleta de cultura e muita animação na Praia Fluvial de Adaúfe, o Descentrar seguiu para a União de Freguesias de Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães.
A alegria e boa disposição foi garantida com a Associação Cultural Bombar’t, com animação itinerante.
O concerto com Ana Lua Caiano, a cantora que explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”, criou melodias que remeteram para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a música da herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico. Apesar de ainda em início de carreira, Ana Lua Caiano conta já com perto de três dezenas de espetáculos, tendo percorrido diversos palcos de todo o país.
O B Fachada, nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista e produtor escreve canções que dão mostras de ser recebidas como ciência social, mas o inverso também é verdadeiro. Desde 2007, tem-se notabilizado por um espantoso ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone, converte os dogmáticos e baralha as expetativas. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP, três miniálbuns e sete registos de longa-duração.
Refira-se que o Descentrar é um programa cultural que tem como objetivo promover a divulgação e valorização de todo o território e do seu património cultural e natural, disponibilizando um programa cultural com novas criações artísticas e abordagens contemporâneas. O programa vai de encontro à estratégia cultural de Braga 20-30.