O Descentrar regressa este Sábado, 8 de junho, com um programa ao ar livre repleto de aventura, conhecimento, património e cultura. O programa cultural promovido pelo Município de Braga viaja até Lomar e Arcos e inclui a realização do Trilho dos Bosques do rio Este, com cerca de sete quilómetros, apresentando o ex-libris natural da localidade.
A iniciativa arranca pelas 15h00, a partir d Rua 25 de Abril, em Lomar, no Parque de estacionamento da Bosch. Os interessados devem fazer a sua inscrição através do EventBrite.
Pelas 21h30, na zona exterior da Igreja Paroquial de Lomar, irá decorrer o concerto “Valdeste e os seus moinhos, músicas e histórias”, pelo grupo Origem Tradicional. Trata-se de um concerto que gira em torno da recolha, recriação, criação e reflexão sobre a importância do Rio Este na fundação e História da cidade de Braga.
Será um espectáculo especial, que foi criado de raiz para o festival Sons do Noroeste de 2023, sob a direcção artística de Daniel Pereira Cristo e direcção histórica de Casimiro Pereira.
Depois da União de Freguesias de Lomar e Arcos, o Descentrar segue para Sobreposta (15 de Junho) e Fradelos (29 de Junho). No dia 13 de Julho apresenta-se na freguesia de Crespos e 27 de Julho em Nogueira.
Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de Setembro a Adaúfe. Em Outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de Novembro, a Cultura segue para Tebosa e em Dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.
Refira-se que o Descentrar é um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.