Até ao final do ano, o Descentrar irá percorrer 18 freguesias do concelho, mais duas que no ano passado e mais onze do que na primeira edição que aconteceu em 2021.
O crescente interesse das juntas de freguesia em receber o Descentrar é uma prova do sucesso da iniciativa que tem como objetivo de dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espetáculos culturais únicos, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas.
Isso mesmo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa, que decorreu esta sexta-feira, em Padim da Graça.
“É muito gratificante perceber o interesse e a solicitação das juntas de freguesia para que o Descentrar possa ir ao encontro dos territórios”, referiu o autarca, salientando que “a Cultura é central na nossa estratégia, mas não tem que ser no centro, porque nós temos por todo o território uma população ávida de participar em atividades culturais e é responsabilidade do município levar a cultura até cada uma das freguesias”.
“Com o Descentrar tentamos sempre associar uma dupla dimensão, por um lado de trazer os artistas para realizarem atividades e espetáculos nas freguesias, mas ao mesmo tempo de complementar o programa com visitas ao território, percursos pela natureza e visitas ao património, dando a conhecer uma diversidade de ativos naturais e patrimoniais que são ainda desconhecidos dos bracarenses.”
Para o presidente da Junta de Freguesia de Padim da Graça, Nuno Silva, “o Descentrar é um programa diferenciador e muito importante para a divulgação do património da freguesia”.
Padim da Graça acolhe pela primeira vez o programa cultural, com uma jornada que arranca pelas 15h00, no Parque de Merendas do Quintalejo, com o trilho pedestre “Entre o Cávado e o Monte São Filipe”. Pelas 18h00, no Salão Polivalente de Padim da Graça, irá realizar-se o concerto comentado com a soprano Marta Martins e a Orquestra Sinfonietta de Braga.
Adaptado a cada local, o Descentrar inclui na sua programação perto de meia centena de espetáculos, desde performances de Novo Circo e Teatro até Concertos de artistas emergentes no panorama musical português, passando por Concertos de Música Clássica e Erudita, bem como Concertos de Fado. Complementando a oferta, existem ainda Oficinas de Artes Plásticas, Visitas-guiadas e Trilhos Pedestres.
Depois de Padim da Graça, no dia 2 de março, o evento anima Celeirós; Nogueiró no dia 9 e Arentim no dia 16. Segue depois para a freguesia de Escudeiros a 6 de abril e para Mire de Tibães a 20 de abril. A 4 de maio, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros e em junho o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8, em Lomar; dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. Dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e 27 de julho para Nogueira.
Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de setembro a Adaúfe. Em outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de novembro, a Cultura segue para Tebosa e em dezembro, haverá Descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.
Todas as iniciativas culturais incluídas na programação do Descentrar são de entrada gratuita, sujeitas à capacidade dos espaços onde ocorrem.