O Intelligent Cities Challenge (ICC) é uma iniciativa da Comissão Europeia que reúne 136 cidades para alcançar um crescimento inteligente, socialmente responsável e sustentável por meio de tecnologias avançadas.
Todas as atividades realizadas pelas cidades no âmbito do ICC tratarão das seguintes trilhas temáticas:
participação cidadã e digitalização da administração pública
economia verde e Acordos Verdes Locais
qualificação e requalificação
transição verde e digital no turismo
cadeias de suprimentos, logística e a economia da mobilidade
Países
UE27 e também outros países como Canadá, Estados Unidos da América, Coréia, Cingapura, Colômbia e Quênia.
Setores
Como o ICC envolve as cidades e funciona como um todo, existem muitos setores que podem estar envolvidos nas atividades realizadas pelas cidades no âmbito do ICC. Isso inclui a maioria dos setores da economia circular (EC), como: resíduos, poluição do ar, água, tecnologia, construção e edificações, etc.
Principais serviços prestados para a economia circular
O principal objetivo do ICC é fornecer consultoria e assistência técnica às cidades para liderar a transição verde e digital, alavancando tecnologias de ponta. A jornada de transformação da cidade inclui:
uma avaliação das necessidades e principais facilitadores de uma cidade;
a visão, estratégia e plano de ação da cidade, que é cocriado com as principais partes interessadas, como, por exemplo, empresas, institutos de conhecimento e cidadãos;
as soluções priorizadas para alcançar a visão e as escolhas estratégicas que a cidade fez para dimensionar essas soluções rapidamente.
As cidades também são chamadas para medir seu desempenho por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs) predefinidos. Por exemplo, para se envolver efetivamente com as trilhas temáticas e superar os desafios associados, as cidades têm acesso aos serviços transversais do ICC.
Esses serviços oferecem suporte flexível às cidades por meio de coaching multitemático, para que as cidades possam planejar efetivamente suas transformações digitais, refinando e criando novas estratégias eficazes. Trabalhando com especialistas, as cidades utilizarão esses serviços para enfrentar barreiras comuns e alavancar facilitadores locais.
Estes serviços transversais incluem:
Acesso ao financiamento: visa promover uma transformação de práticas para garantir diferentes fontes de financiamento no caminho para um desenvolvimento econômico mais inteligente, mais verde e mais justo.
Compras públicas inovadoras e sociais: contrata atividades de pesquisa e desenvolvimento e usa o setor público como adotante inicial de soluções inovadoras.
Plataformas de dados abertos: por meio desse serviço, as cidades são familiarizadas com conceitos de dados e caminhos de implementação por meio de workshops e materiais de e-learning.