“UrbCitizenPower” e “Step Up” são os dois projetos que serão financiados por este mecanismo europeu de apoia ao intercâmbio e à transferência de experiências entre autoridades públicas e organizações políticas, com vista a melhorar os seus instrumentos de política de desenvolvimento regional.
O projeto “Step Up”, com investimento total de 238.371 euros, irá explorar o que constitui uma política de caminhada eficaz. O objetivo passa por adotar políticas proactivas que garantam que caminhar seja uma opção de transporte viável e atrativa. O projeto, financiado a 80 por cento, enquadra-se no compromisso, assumido pelo Município de Braga, de reverter a diminuição da caminhada e encorajar os cidadãos a sair das suas viaturas.
Já o “UrbCitizenPower” vai abordar a transição verde e digital, tendo os cidadãos como impulsionadores da mudança. Através deste projecto, Braga vai poder aprender com estratégias bem-sucedidas que outras Cidades estão a desenvolver e beneficiar de atividades de capacitação, partilha de conhecimento, nomeadamente sobre metodologia de design de cocriação e networking com outras autoridades locais e organizações envolvidas no desenvolvimento de cidades criativas e na promoção de processos de empoderamento.
Além disso, serão apoiados os esforços do Município para fomentar a criatividade, o envolvimento e a regeneração urbana, promovendo ao mesmo tempo a cooperação regional e a integração na EU. Este projeto, orçado em 209 mil euros, tem também um financiamento de 80 por cento.