Em
Terras de Braga

2025/03/07

Autarquia propõe Balneário Pré-Romano da Estação como como Bem Cultural de Interesse Municipal

Concelho

O Executivo Municipal de Braga irá apreciar, na reunião de Câmara agendada para a próxima segunda-feira, 10 de março, a proposta de abertura do procedimento de Classificação de Bem Cultural de Interesse Municipal do Balneário Pré-Romano da Estação.
Este monumento, de grande relevância histórica e arqueológica, apresenta vestígios de um balneário pré-romano que, devido à sua excecionalidade e ao seu relativo bom estado de conservação, foi objeto de musealização. Atualmente, encontra-se integrado num espaço de fruição pública e está dotado de meios de divulgação adequados para a sua valorização.
O Balneário Pré-Romano de Bracara está localizado no piso -1 do atual Edifício da Estação Ferroviária de Braga, no Largo da Estação, na parte nordeste da cidade. Trata-se de uma estrutura semelhante às identificadas em Briteiros, Sanfins e noutros povoados do Noroeste Peninsular.
O monumento foi identificado entre 2002 e 2003, no decorrer do acompanhamento arqueológico dos trabalhos do empreendimento "Linha do Minho: Ramal de Braga. Remodelação do Troço Nine-Braga". Os trabalhos de escavação foram conduzidos por uma equipa da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM), que confirmou a sua relevância histórica.
Face à importância patrimonial do achado, o Executivo Municipal propõe a classificação do imóvel como Bem Cultural de Interesse Municipal, garantindo assim a sua proteção e valorização para as futuras gerações.

 

Fonte/Foto: CM Braga
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reforçadas intervenções na rede rodoviária devido a condições meteorológicas anormais
5/02/2026
Gverreiras de Futsal conhecem calendário da 2.ª Fase do Campeonato
5/02/2026
Gverreiras recebem SL Benfica nos ‘quartos’ da Taça de Portugal Voleibol
4/02/2026
Município de Braga inicia percurso responsável rumo à gratuitidade
4/02/2026
SC Braga conquista os três pontos ao vencer o Vila das Aves
3/02/2026
Radares Velocidade | Braga | fevereiro 2026
3/02/2026
“Braga não precisa de ruído, precisa de soluções úteis e executáveis”
2/02/2026
Gverreiros do Basquetebol derrotados no Barreiro
2/02/2026