No âmbito do Florestar Braga, que este ano se realizará entre 17 e 29 de novembro, o Município promove um vasto conjunto de atividades dedicadas à valorização da floresta autóctone e ao reforço da consciência ambiental da comunidade.
O programa integra ações de plantação de árvores e arbustos autóctones, oferta de sementes de plantas melíferas, elaboração de granadas de sementes e sessões de sensibilização em parceria com diversas entidades sobre a importância da floresta nativa e também sobre boas práticas de reciclagem de papel, entre outras iniciativas.
Para o público em geral, o Florestar Braga disponibiliza ainda duas atividades que carecem de inscrição:
No dia 23 de novembro, domingo, durante a manhã - ação comunitária de plantação de floresta autóctone no Parque Florestal do Picoto, com o objetivo de promover o envolvimento direto dos cidadãos na preservação do ecossistema local.
No dia 29 de novembro, sábado, entre as 9h 00 e as 15h00 - saída de campo para recolha de cogumelos (com a respetiva identificação, confeção e degustação). Esta atividade termina no Mercado Municipal.
A edição de 2025 reafirma, de forma inequívoca, o compromisso do município em cimentar a ligação entre a comunidade e o seu património natural, promovendo uma cultura de responsabilidade ambiental.
Esta iniciativa integra-se numa visão estratégica para a construção de um território mais sustentável, resiliente e ecologicamente responsável.
Fonte/Foto: CM Braga