Em
Terras de Braga

2025/03/21

Autarquia já apoiou a esterilização de 1734 gatos através do projeto CED

Concelho

Desde 2018 que o Município de Braga já apoiou a esterilização de 1734 gatos através do projeto Capturar, Esterilizar, Devolver (CED), num total de 387 machos e 1347 fêmeas. 
Em 2024 foram 542 os felídeos esterilizados - 148 machos e 394 fêmeas. Estima-se que o trabalho desenvolvido nos últimos 6 anos tenha permitido o controlo de cerca de 4000 ninhadas e evitado o nascimento de 20 mil felídeos.
Implementado em 2018, este programa visa o controlo da reprodução de gatos assilvestrados no concelho e é acompanhado pelas associações locais de proteção animal (Abandoned Pets, APPANIBRAG, Bragatos, Abrigo da Luna, Amigatos da Milkinha e Mia Casa) e pelos seus cuidadores (responsáveis por monitorizar o estado da colónia). 
Os animais mais jovens e com um comportamento «dócil» são retirados das colónias e encontram-se disponíveis para adopção responsável. À data já existem várias colónias controladas, o que tem permitido reduzir significativamente o número de animais em cada uma delas. 
De acordo com Altino Bessa, vereador do ambiente, estes resultados só são possíveis graças a um trabalho em rede cimentado, equipas dedicadas e uma constante preocupação com a saúde animal, a saúde pública e a promoção do bem-estar dos animais. 
“O programa CED tem-se revelado fundamental no terreno, assumindo um papel estruturante na nossa política de proteção animal. Reconhecendo a importância deste projeto, reforçamos a verba disponível para 2024 e elevamos o investimento total para 46 mil euros», afirmou.
O vereador sublinhou ainda que ´graças ao trabalho incansável de inúmeros voluntários e cuidadores´ nas mais diversas áreas e a uma rede de apoio comunitária bem organizada, as condições de saúde e proteção animal foram significativamente melhoradas. 
“Paralelamente, reforçamos a saúde pública, numa perspetiva de responsabilidade municipal. Consideramos que a promoção do bem-estar animal é uma responsabilidade coletiva que impacta diretamente a qualidade de vida no nosso concelho. Com políticas públicas eficientes e o envolvimento da comunidade, temos conseguido avançar na proteção dos animais e na construção de um ambiente mais harmonioso para todos», disse.
No âmbito deste programa, todos os animais são identificados e registados na base de dados SIAC. São vacinados contra a raiva, desparasitados interna e externamente e esterilizados. 
As intervenções médico-veterinárias são integralmente suportadas pelo Município, por via do Programa Nacional «Cheque Veterinário» da Ordem dos Médicos Veterinários. A par disto, as associações podem recorrer à verba do CED para o tratamento de animais doentes (através do Cheque de Tratamento) e para a realização de análises médico-veterinárias (Cheque de Análise), gerindo os fundos disponíveis no Protocolo de Colaboração - de acordo com as necessidades reais do território.

 

Fonte/Foto: CM Braga


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Bracaraaugustano vai projetar-nos diretamente para há dois mil anos
22/05/2025
Município e CP assinalam os 150 anos do comboio a norte do Douro
22/05/2025
Parque Urbano das Camélias finalista dos Prémios Essência do Ambiente 2025
21/05/2025
Junta de Freguesia de Frossos inaugurou Espaço Cidadão
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Calçada portuguesa em destaque no Concurso Municipal de Fotografia
20/05/2025
Laura Taborda bate recorde pessoal em Estugarda
20/05/2025
Parque de Campismo de Braga recandidata-se ao galardão “Green Key”
19/05/2025