A Campanha Extraordinária de Esterilização apoiou, no ano de 2024, a esterilização de 345 animais (31 cães, 79 cadelas, 78 gatos e 157 gatas) de famílias particulares residentes no concelho de Braga e animais de associações de proteção animal.
Apesar da divulgação de informação para uma detenção responsável, das diversas campanhas contra o abandono e incentivo à adoção de animais errantes do CRO Braga, os custos associados aos atos médico veterinários (nomeadamente a esterilização) podem inibir o recurso à prestação dos ditos cuidados e - em último caso – coibir a cirurgia de esterilização pelos detentores. Assim, esta campanha surge como uma forma de apoio para todos quantos queiram esterilizar o seu animal com recurso a um programa que permite a esterilização sem custos elevados.
O município de Braga é sensível e pró-ativo no que se prende com as questões do bem-estar animal, saúde animal e saúde pública. O vereador Altino Bessa refere: «não somos alheios às dificuldades sentidas pela população e, por isso, disponibilizamos um programa adicional (‘campanha extraordinária de esterilização’) dirigido a todos os munícipes individuais e associações para controlo da população de canídeos e felídeos.
O descontrolo populacional de animais continua a ser uma preocupação. Neste sentido, todas as nossas políticas são desenvolvidas para responder eficazmente a esta necessidade. A legislação atual determina que cães e gatos adotados nos Centros de Recolha Oficial de Animais sejam obrigatoriamente esterilizados. No entanto, as ninhadas indesejadas provenientes de particulares continuam a representar um desafio significativo. Como tal, dedicamos-lhes especial atenção.»
O vereador acrescenta que “o sucesso desta campanha depende do envolvimento ativo da sociedade e do compromisso das entidades parceiras”.
Trata-se de um percurso bastante cimentado e que, estamos certos, permitirá fazer com que o programa continue a ser bem-sucedido. O sucesso desta campanha depende do envolvimento ativo da sociedade e do compromisso das entidades responsáveis. Os números são prova disto mesmo.
Fonte/Foto: CM Braga