Em
Terras de Braga

2022/12/12

Arcebispo de Braga denuncia aumento da violência doméstica

Concelho

Na inauguração do Presépio Vivo de Priscos, D. José Cordeiro alertou que o problema revela-se de forma preocupante no namoro, que «deve ser o lugar do conhecimento recíproco do amor».

«Ao trazer o tema da violência no namoro para a atualidade, o Presépo de Priscos deixa-nos a todos uma mensagem muito forte. Mas mais forte ainda é o testemunho que a Marta [Nogueira] nos deixa a todos nós, com a sua presença aqui no Presépio», disse D. José Cordeiro. O Arcebispo Primaz falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração do Presépio de Priscos e depois da jovem Marta Nogueira, a convidada especial para a edição de 2022, ter feito uma caminhada de cerca de 45 minutos pela viagem ao tempo de Jesus. A jovem, que em 2015 foi baleada na cabeça pelo ex-namorado que a quis matar, visitou todo o presépio de canadianas, numa verdadeira peregrinação contra a violência no namoro.

«Quando conversei com o padre João Torres, [pároco de Priscos], aquando da preparação deste presépio que já vai na décima sexta edição, percebemos que a marca daquilo que está em crescendo na sociedade, infelizmente, é a violência doméstica», acrescentou D. José Cordeiro, sublinhando que essa forma de violência «é visível de um modo especial, no namoro, onde não devia existir, porque é a contradição daquilo que deve ser o lugar do conhecimento recíproco do amor». 

O Arcebispo Metropolita de Braga destacou que o tema proposto pelo Presépio de Priscos para uma reflexão profunda sobre um dos males que mais afetam a juventude é também uma mensagem central do Natal, que não pode ser infantilizado.

 «O amor é um apelo forte do Natal. Nunca podemos infantilizar o Natal. O Natal é para as causas maiores, porque Deus fez-se como nós para que nós possamos ser como Deus e, sobretudo, mais humanos e mais irmãos e irmãs uns dos outros».

Naquela que foi a sua segunda visita ao maior presépio da Europa – D. José Cordeiro esteve no Presépio de Priscos em 2021, após ter sido nomeado para Arcebispo de Braga -, o Primaz das Espanhas não escondeu «a muita alegria por estar num lugar de peregrinação neste tempo de Natal».

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Associação MAXISECI e IRIS cantam as Janeiras nos Paços do Concelho
23/01/2026
PSP de Braga procede à detenção de 37 suspeitos antes de evento desportivo
23/01/2026
Autarquia avança com nova Circular Rodoviária Externa de Braga
22/01/2026
Hospital de Braga conclui Fase 1 da Implementação de nova plataforma de Gestão de MCDT's
22/01/2026
Alexandra Roeger é a nova Administradora Executiva da AGERE
21/01/2026
Sporting Clube de Braga comemora 105 anos de História
21/01/2026
Adrian Barišić reforça plantel dos Gverreiros
20/01/2026
Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga resgata 548 animais em 2025
20/01/2026