Em
Terras de Braga

2024/11/22

Apresentado maior orçamento municipal de sempre para 2025

Concelho

O Município de Braga vai contar com um montante histórico de 242 milhões de euros previstos no orçamento para 2025, afirmando-se como o maior orçamento municipal de sempre. A proposta orçamental, que será analisada na reunião do Executivo Municipal, de dia 25 de novembro, reflete a determinação de continuar a responder aos desafios atuais e preparar o futuro de uma Cidade cada vez mais atrativa, dinâmica e sustentável. 
Com um investimento recorde, o Plano Plurianual de Investimentos ascende a 86,9 milhões de euros, reforçado por 7 milhões de euros de apoio direto às freguesias, totalizando um investimento previsional de 90,9 milhões de euros, também este o maior de sempre. Este esforço estratégico visa consolidar Braga como uma referência nacional e internacional em qualidade de vida, inovação e coesão social.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destaca que este é um orçamento que vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2013 e que demonstra a ambição para o futuro do Concelho. “Continuamos a consolidar os resultados do trabalho realizado nos últimos anos, sem perder de vista as metas de construir uma Cidade mais inovadora, sustentável e socialmente coesa. Este orçamento é um marco de investimento e ambição, fortalecendo o nosso compromisso de continuar a promover o bem-estar de todos os Bracarenses e de projetar Braga como um modelo de gestão urbana para o futuro”.
O orçamento de 2025 reforça os alicerces para uma Cidade que forma, capta e retém talento, promovendo oportunidades para todas as gerações. Em 2025, Braga ostenta o título de Capital Portuguesa da Cultura, com investimentos estruturantes no património cultural e na promoção da criatividade. Com uma dotação de 12,8 milhões de euros, o plano cultural para 2025 engloba projetos emblemáticos que posicionam Braga como referência cultural. 
A valorização do património cultural, conta com um valor orçamental de cerca de 10,5 milhões de euros com projetos como a Musealização das Carvalheiras, a construção do Media Arts Center, a requalificação da Casa dos Crivos e Museu da Imagem, a conservação do Mercado do Carandá, o Centro de Atividades de Lamaçães, a reconstrução da Capela de São Vítor e espaço envolvente, assim como a requalificação do Museu dos Biscainhos e Mosteiro de Tibães. 


Fonte/Foto: CM Braga

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aprender a Ciclar regressa este sábado frente à Praça do Mercado Municipal
17/04/2025
Procissão da “Burrinha” encheu as ruas do centro histórico de Braga
17/04/2025
‘Escola Amiga dos Animais’ chegou a 2500 crianças e jovens do Concelho
16/04/2025
Indivíduo de 68 anos detido por violência doméstica
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Bracarenses celebram a Liberdade com programação cultural e participativa
15/04/2025
Hortas Comunitárias inauguradas na freguesia de São José de São Lázaro
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025