Desde a sua criação, em junho do ano passado, a instituição opera na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, numa parceria com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, dando alojamento a 25 pessoas.
A infraestrutura é vista como ideal para receber esta valência, dada a “necessidade de criar melhores condições” para estas pessoas, e tendo, igualmente, em conta a “localização estratégica” da escola Nogueira da Silva, que se localiza mesmo em frente ao atual centro de alojamento temporário destinado a pessoas em situação de sem-abrigo, segundo relata Armando Osório ao Jornal de Notícias (JN).
A Cruz Vermelha de Braga, além das 25 pessoas do centro de acolhimento e emergência social, é responsável pela dinamização de várias respostas de apoio à habitação, que contam atualmente com mais de uma centena de beneficiários. Cerca de 45 pessoas encontram-se no centro de acolhimento temporário, 15 em apartamentos partilhados, cinco em apartamentos de autonomização e cinco na modalidade de “housing first”, no qual são alojadas pessoas de forma individual e permanente.