Em
Terras de Braga

2023/01/09

Albergue para peregrinos na antiga Junta da Cividade é um objetivo a curto prazo

Freguesias

A criação de um albergue para peregrinos na cidade de Braga é uma das prioridades dos novos órgãos sociais da Associação Espaço Jacobeus (AEJ), que ontem tomaram posse numa cerimónia realizada no Museu D. Diogo de Sousa.

Para concretizar esta ambição, que já conta alguns anos, a AEJ conta com o apoio do Município e da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, como adiantou António Barroso, que representou a Câmara Municipal na sessão.

“O compromisso que o Município assume é o de desenvolver o projeto, que terá algumas condicionantes desde logo porque o edifício e se localiza no centro histórico”, realçando o empenho da AEJ, do Município e da União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade na concretização desta ambição.


António Barroso nota que “Braga não é propriamente uma cidade com dificuldade de alojamento”, mas explica que o albergue será um investimento que poderá ser útil noutras causas: “Será um investimento para os peregrinos e que também ficará disponível para albergar pessoas em qualquer situação de emergência, como por exemplos refugiados ou alguma família que necessite”.

António Barroso destacou a importância da AEJ na valorização dos Caminhos de Santiago a nível nacional. “É um trabalho importante. Em Portugal, a valorização dos caminhos não pode ser dissociada da atividade da AEJ”, referiu, realçando que os caminhos também contribuem para o desenvolvimento de territórios mais isolados, pois passam por lá os peregrinos e sempre acabam por criar algum dinamismo.


O representante da autarquia realçou ainda que o mérito do trabalho desenvolvido pela AEJ justifica o subsídio que o Município se compromete a atribuir anualmente à associação.
António Barroso lembrou ainda que nos últimos nove anos o Município já investiu mais de 150 mil euros na preservação dos dois caminhos, concretamente do caminho central antigo e do caminho de Torres. “Temos agora em vista dois grandes projetos que vamos desenvolver com a associação, o caminho de Rosendo e o caminho da Geira”, anotou, acrescentando: “Depois vamos trabalhar na via Mariana, com a ligação do Sameiro aos santuários marianos da Galiza. Há muito trabalho aqui porque isto também é património”.

Caminho Português de Santiago percorrido por 140 mil peregrinos em 2022

O ano 2022 “foi extraordinário” para o Caminho Português de Santiago de Compostela, que foi percorrido por 140 mil peregrinos.
O número é avançado por Camilo Lores, o presidente da Associações de Amigos do Caminho Português de Santiago, realçando que “2022 foi um ano recorde” e destacando que “140 mil peregrinos é muita gente”.
O número de peregrinos que chegam a Santiago de Compostela através do Caminho Português representa já 29% do total dos peregrinos. “Em 2022, o caminho francês cresceu dois pontos, mas o Português cresceu quatro pontos”, referiu, realçando que os números são significativos, até porque o caminho Francês tem o dobro da extensão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
SC Braga B derrotados na estreia no Estádio Amélia Morais
31/03/2025
ANSR e Município celebram protocolo para promoção da Segurança Rodoviária
31/03/2025
Programa Municipal de Arrendamento Acessível reabre candidaturas
28/03/2025
Luís Caravana perde o primeiro jogo no Mundial Jovem de Boccia
28/03/2025
Candidaturas ao Programa Braga Sol - Habitar Melhor alargado até 4 de abril
27/03/2025
PJ detém em Braga homem procurado em Espanha
27/03/2025
Executivo Municipal vota propostas de atribuição de apoios no valor de 647 mil euros
26/03/2025
Implementadas medidas de trânsito de 3 a 6 de abril
26/03/2025