Em
Terras de Braga

2023/04/03

A 55ª edição da AGRO bateu recorde de visitantes

Concelho

A 55ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação foi a mais participada de sempre, ao atrair cerca de 45 mil visitantes durante os quatro dias do evento, um feito histórico e considerado “notável”, pelo presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, que tal como na abertura, esteve presente no encerramento, ao final da tarde deste domingo.

“Ficamos muito próximos dos 45 mil visitantes, o que é notável e mérito de todos aqueles que confiaram nesta organização e vieram trazer os seus produtos, os seus serviços e as várias inovações”, salientou o autarca, elogiando o ambiente que se vive na feira e que propicia “um convívio familiar e intergeracional entre profissionais e curiosos”, falando também na TV AGRO.

Com este resultado histórico, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, não tem quaisquer dúvidas de que a AGRO é já um evento e ponto de passagem obrigatório no calendário anual da cidade e de toda a região do Minho, abrangendo parte de Entre Douro e Minho (destaque para Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e da Galiza, tendo este ano um stand italiano.

A presença das crianças não ficou indiferente a ninguém que visitou esta edição da AGRO. Segundo o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, “do total de visitantes, 20% foram crianças”, tratando-se, por isso, de um público que será uma aposta das próximas edições. “São essas crianças que serão os futuros visitantes. Queremos passar a esta geração a importância da agricultura”, afirmou o responsável, adiantando que integração do setor das utilidades domésticas e o reforço da área de alimentação, também, ajudaram aos bons resultados.

Por outro lado, Carlos Silva concorda que o caminho da internacionalização é uma aposta de futuro. “O setor profissional esteve em força e recebemos muitos visitantes de todo o país, portanto, é certo que já deixamos de ser uma feira local e passamos a ser uma feira nacional e já com expressão internacional. Tivemos visitantes profissionais da Polónia que querem apostar na nossa feira e isso torna-a importante”, avançou o responsável.

Já o diretor operacional, José Olímpio, soma o sucesso dos concursos pecuários, que receberam “mais de 350 animais”, e os restaurantes de carnes DOP que “tiveram quase sempre lotação esgotada”.

“Outra aposta ganha foram as atividades paralelas, nomeadamente os showcookings e as conferências, com muita qualidade e uma adesão significativa”, acrescentou o diretor comercial, Henrique Martins, concluindo que “estas atividades ajudaram a elevar a feira”.

Com mais de 200 expositores presentes e um programa recheado, a 55ª AGRO contou com um conjunto de iniciativas que levaram o público até ao Altice Forum Braga. Ao todo, os quatro dias de AGRO contaram com mais de 50 horas de atividades, nove concursos pecuários e uma emissão televisiva, a TV AGRO, que acompanhou todas as iniciativas e promoveu a interação entre expositores e visitantes.

O público chegou de várias partes do país. É o caso de Filomena Silva, que veio de propósito do Porto para visitar a AGRO, acompanhada pelo marido. “Hoje vi muitos jovens a tomar conta dos animais e faz todo o sentido que assim seja. Significa que há esperança no futuro desta área”, regozijou-se a visitante.

Da Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Vieira do Minho, chegaram, por exemplo, as irmãs Rosa, Joaquina e Alice Fernandes, fãs do certame. “Tem muita coisa interessante para ver e comprar”, constatou Joaquina, já com uma saca de maçãs na mão. “É muito bonito, venho todos os anos”, acrescentou a irmã Alice.

Como avançou Carlos Silva, a feira também se fez, então, de milhares de visitantes de palmo e meio, como David e a Inês, que, acompanhados pelos pais, estrearam-se na feira. “Vimos os animais e as máquinas e está a ser uma boa experiência”, partilharam os irmãos, durante um dos dias da feira.

Já a pensar na próxima edição, a InvestBraga iniciou o processo de comercialização dos espaços disponíveis para a edição de 2024 da feira, apresentando uma proposta de valor vantajosa para os expositores que garantam, desde já, a sua presença no certamente de março do próximo ano. “O nosso objetivo é começar a preparar desde já esta feira, oferecendo vantagens a quem se inscreva até 31 de maio, dando também a possibilidade de só procederem ao pagamento dos seus espaços em janeiro do próximo ano”, refere Carlos Silva.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Via dupla na Rua de São Martinho reposta a partir de 19 de Janeiro
16/01/2026
Indivíduo arguido por violação de regras urbanísticas e posse de munições fora das condições legais
16/01/2026
Presidente António Salvador: “Os nossos sócios não mereciam isto”
15/01/2026
Gverreiros afastados da Taça ao serem derrotados em Fafe
15/01/2026
Seniores da Escola da Pateira levaram aos Paços do Concelho o Cantar de Reis
14/01/2026
SC Braga rescinde contrato com a jogadora Dani Silva
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
Braga começou o ano com concerto dedicado aos grandes momentos da ópera
13/01/2026